segunda-feira, 25 de junho de 2012

Gostou da festa junina? Você encontrou a escola certa!




Por Natalia Bordalo

Ter filho implica em tomar decisões e fazer escolhas, a cada hora, dia, mês, ano...
Um das decisões mais difíceis é a escolha da escola, que resulta em uma escolha de abordagem pedagógica, valores sociais, amizades, ambiente e modelos de comportamento. Ou seja, termina sendo uma questão de encontrar uma escola que atenda as expectativas dos pais. Tarefa nada simples...

Nada simples porque há muito mais por trás do óbvio, ou seja, devemos prestar muita atenção ao que não é dito nem respondido quando vamos conhecer a escolas.

A maioria dos pais costuma encarar uma maratona de visitas a escolas, munidos de questionários sobre: a proposta da escola, os professores e funcionários, a quantidade de alunos por sala, higiene, alimentação, a tal da adaptação, as viroses, segurança, o sistema de avaliação, religião, espaço físico; e por aí vai.

Ir além do óbvio é observar as crianças. Criança feliz é aquela com o joelho ralado, unha suja, subindo em árvores, correndo, pulando.

Agora, ir mais que além do óbvio é observar a escola, os pais e as crianças durante as festas juninas.

Festa Junina é um prato cheio pra quem ainda não sabe que escola atenderá suas expectativas. Observe a escola nesse dia. Quais as atividades desenvolvidas? O evento é fonte de stress ou de descontração? Qual o foco da festa? É uma mera apresentação de danças coreografadas, regadas de comidas “típicas” e crianças vestidas com fantasias mais caras que o seu sapato? As pessoas sabem por que estão ali, e o que estão celebrando?

As respostas para essas perguntas não cabe aqui elucidar.

Fica apenas a dica.

Agora, mãos a obra! Ainda há tempo de começar a sua pesquisa.

 OBS: Fica aqui a dica de um livro lindo com perguntas bem especiais para nosso questionário de vida: “As três perguntas” de Jon J Muth (baseado numa história de Leon Tolstoi).




2 comentários:

  1. Muito bom Nati! Esse é um dilema do qual provavelmente não vamos mais nos livrar, porque sempre haverá novas escolas e sempre haverá novos questionamentos sobre as escolas antigas. E assim vamos tentando proporcionar a melhor educação, em todos os aspectos, para os nossos pequenos.

    Beijo
    Ana Julia

    ResponderExcluir
  2. Concordo totalmente, Nati. Minha escolha aconteceu após visitar muitas escolas, mas a resposta não veio pelo questionário e sim pelo sentimento que a escola proporcionou ao conhece-la.

    Keep writing! :)

    ResponderExcluir